Da criação artística
Daniela Gomes
Atelier de arte e Criatividade da CERCICA
Estabelecer uma relação com o outro, consigo próprio, com o mundo. Esta é uma função essencial da criação artística, mas assume particular relevância quando o artista está mais limitado nas suas capacidades de comunicação. Assim, a arte permite relações e partilhas que dificilmente se estabeleceriam de outra forma.
Tem sido esta a minha experiência ao longo dos últimos sete anos de trabalho no Atelier de Expressão Plástica da Cercica. Estarmos verdadeiramente presentes, em diálogo constante com os artistas é, a meu ver, a chave para a construção de um trabalho consistente, em que o processo criativo se estrutura e se consolida, repercutindo-se para lá do território estrito do trabalho criativo e do espaço físico do atelier. Deste modo, a arte pode ser o ponto de partida para uma série de conquistas afectivas, relacionais, intelectuais.
A possibilidade de mostrar o resultado do trabalho desenvolvido é o culminar desta experiência, fundamental para encorajar nos artistas um sentimento de valorização pessoal. Daí a particular importância da exposição Tightrope. Salientamos o seu carácter inclusivo, o espaço privilegiado da Cidadela de Cascais e o trabalho dos comissários, Dra. Sara Bahia e Dr. João Moreno, que têm reflectido profundamente sobre a criatividade e a expressão artística dos nossos autores. A eles o meu muito obrigada.
Daniela Gomes
Atelier de Arte e Criatividade da Cercica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário